Maria Montessori acreditava que o pilar mais importante do seu trabalho era a descoberta de que as crianças se tornam alunos alegres, atenciosos e automotivados quando podem escolher de forma independente uma atividade que lhes permite concentrarem-se profundamente nos seus interesses atuais. Desta forma, as crianças aprendem com grande facilidade, alcançando níveis surpreendentes de desempenho.
Os princípios fundamentais da nossa filosofia de aprendizagem são:
Auto-Construção
Maria Montessori acreditava que as crianças têm um amor natural pela aprendizagem e experimentam grande alegria e satisfação se puderem realizar tarefas que escolhem livremente. Quando as crianças têm liberdade para trabalhar num ambiente adequado ao desenvolvimento, elas literalmente constroem a sua própria personalidade e intelecto.
Motivação intrínseca
Acreditamos que cada criança nasce com um desejo inato e capacidade de aprender. Um ambiente onde as crianças são encorajadas a seguir os seus interesses naturais, motivações externas como recompensas e punições, são desnecessárias.
Amigos do erro
Em vez de olhar para os erros como um sinal de fracasso, as crianças devem vivenciar os erros como uma oportunidade para mais exploração, repetição e refinamento. Acreditamos que a repetição aumenta a competência e a competência aumenta a confiança!
Trabalho
Por “trabalho”, Maria Montessori referia-se a uma atividade intencional que satisfaz o espírito. Com os materiais adequados, a criança trabalha enquanto brinca, e por meio da concentração a criança experimenta a integração mente-corpo-espírito, resultando em contentamento e alegria.
Liberdade e Disciplina
A liberdade e a disciplina estão diretamente ligadas. A autodisciplina é alcançada não pela imposição de regras, mas pelo desenvolvimento da vontade da criança por meio de um trabalho ininterrupto e escolhido livremente.
Independência
“Ajude-me a fazer isso sozinho!” o impulso natural das crianças em direção à independência é fomentado principalmente na área de Vida Prática, onde irão adquirir muitas das habilidades necessárias para cuidar de si mesmas, cuidar do meio ambiente com graça e cortesia ao longo das suas vidas.
Estética
Acreditamos que um espaço alegre, limpo e bem organizado honra a dignidade da criança e convida à exploração e ao trabalho. A escola está mobilada para que cada criança se sinta bem-vinda, segura e com poder. Encontrarão materiais de desenvolvimento, mas também pratos de cerâmica, copos de vidro, tapeçarias, entre outros.